Graça Batalim

O PS Monchique convidou-me a ser candidata à Presidência da Câmara Municipal, depois do meu nome ter sido proposto, e votado unanimemente, na Comissão Política Concelhia.
Ponderei e aceitei o desafio. A MONCHIQUE DIGO SIM!
Sei que os próximos anos vão ser difíceis, mas também sei que é nosso dever fazer melhor com os mesmos recursos. Só com planeamento, estratégias alternativas e organização se conseguirá.
A experiência adquirida ao longo de 24 anos, no meu percurso autárquico, será colocada, novamente, ao serviço da minha terra (1989-1993, Vogal da Junta de Freguesia de Monchique, 1993-2009, Presidente da Junta de Freguesia de Monchique, e, de 2009 até hoje, Vereadora da Câmara Municipal, sem qualquer pelouro atribuído).
Nasci, cresci, em Monchique e, foi aqui que desempenhei toda a minha vida de serviço público: - É aqui que quero continuar a dedicar todo o meu saber para solucionar os problemas mais preocupantes que afetam a população e o desenvolvimento do nosso Concelho.
Monchique precisa de um Projeto credível que seja exequível, em que a execução do plano e orçamento não fiquem pelos actuais parcos 30%. Os últimos quatro anos deixaram claro que as palavras por muito belas que sejam, não resolvem os problemas, das pessoas e do território: É, pois, urgente AGIR!
O Projeto para os próximos quatro anos depende de todos nós, um Projeto feito com as pessoas e para as pessoas. Para mim, as pessoas estão primeiro.
O Projeto será PARTICIPATIVO. Todos os monchiquenses são convocados a dar os seus contributos. É um Projeto que não é só de uma pessoa, é de uma equipa e quero QUE SEJA DE TODOS NÓS. Entendo que as pessoas devem assumir um papel mais ativo, antes das eleições e no decurso do mandato.
Para mim, primeiro está o direito de cidadania, que deve ser usado diariamente, só depois valorizo o dever do eleitorado ser chamado a exercer o seu dever de cidadania, votando de 4 em 4 anos.
QUERO UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO E ESSA COMEÇA JÁ: - Envie as suas sugestões, ideias, opiniões para psmonchique@sapo.pt e assim elas poderão fazer parte do PROGRAMA ELEITORAL.
O diálogo será uma das marcas da minha gestão, tanto com o poder central, como com o regional, como com todas as outras forças vivas, enquanto entidades, mas, acima de tudo com as pessoas. Só assim, a minha ação será mais útil, eficaz e abrangente.
A minha disponibilidade é total, antes e depois das eleições. Ficarei atenta às vossas sugestões, propostas e até às vossas críticas construtivas, e espero que também todos vocês me acompanhem nesta missão.
Antes, agora e para sempre estarei ao serviço de Monchique e dos monchiquenses.
Conheço o Concelho e as necessidades dos monchiquenses. Sei bem qual o rumo a prosseguir. Não estou sozinha, tenho comigo pessoas competentes e capazes, com provas dadas nas suas profissões e que têm uma enorme vontade de, a meu lado, servir Monchique e serem úteis à sua terra.
A nossa ação incidirá prioritariamente nas áreas da ECONOMIA, do EMPREGO e CRESCIMENTO SUSTENTÁVEIS, da AÇÃO SOCIAL, da EDUCAÇÃO, da SAÚDE, do DESPORTO e da JUVENTUDE.
Apostamos na vantagem competitiva do potencial dos monchiquenses, dos recursos da nossa terra e dos produtos que, pela sua qualidade, se distinguem e muito nos valorizam.
Conhecedores do flagelo do êxodo rural, da desertificação humana do Concelho e do envelhecimento da população, é nosso desígnio criar incentivos para a fixação de pessoas e serviços e atrair investimento.
A nossa ambição é tornar Monchique um concelho mais atrativo para nascer, crescer, viver, trabalhar, investir, envelhecer e visitar.
Estamos cientes que os monchiquenses se revêem neste Projeto e nesta vontade coletiva de dizer SIM A MONCHIQUE.
É, por tudo isto, fundamental a sua participação na elaboração deste PROGRAMA ELEITORAL.